Capítulo 1. Introdução

Índice

Considerações sobre o nível Segurança
Antes de começar
Pré-requisitos para a utilização deste guia
Distribuições voltadas a Profissionais de Segurança

Bem vindo ao Guia Foca Segurança. O nome FOCA significa FOnte de Consulta e Aprendizado. O Guia Foca Segurança aborda principais tópicos relacionados a defesa e hardening de sistemas (área BlueTeam na segurança da informação):

A versão que está lendo do Guia Foca Segurança foi gerada com conteúdo híbrido, desta forma, o primeiro paragrafo leva para um video correspondente a seção sendo lida (sujeito a disponibilidade do video). Por exemplo, uma introdução ao Guia Foca Segurança: Página Oficial do Guia Foca Segurança.

Entre o conteúdo do Guia Foca Segurança, você encontrará:

Para melhor organização, o Guia Foca Segurança está dividido basicamente em 4 capítulos principais: Criptografia, Controle de Acesso, Segurança de Host e Segurança de rede. A última versão deste guia pode ser encontrada em: Página Oficial do guia Foca Linux.

Caso tiver alguma sugestão, correção, crítica para a melhoria deste guia, preencha o formuário de sugestões disponíveis na página oficial do guia ou envie um e-mail para .

O Foca Linux é atualizado freqüentemente, por este motivo recomendo que se inscrena nas Novidades na página web em Página Oficial do Guia Foca Linux no fim da página principal. Após preencher a ficha do aviso de atualizações, você receberá um e-mail sobre o lançamento de novas versões do guia e o que foi modificado, desta forma você poderá decidir em copia-la caso a nova versão contenha modificações que considera importantes.

Tenho recebido elegios de pessoas do Brasil (e também de outros países) elogiando o trabalho e a qualidade da documentação. Agradeço a todos pelo apoio, tenham certeza que este trabalho é desenvolvido pensando em repassar um pouco do conhecimento que adquiri ao começar o uso do Linux e na vivência.

Também recebo e-mails de pessoas comemorando a aprovação na prova LPI nível 1, 2 e 3 após estudar usando o guia Foca GNU/Linux. Fico bastante feliz por saber disso, pois nunca tive a intenção de tornar o guia uma referência livre para estudo da LPI e hoje é usado para estudo desta difícil certificação que aborda comandos, serviços, configurações, segurança, empacotamento, criptografia, etc.

Considerações sobre o nível Segurança

Este guia foi compilado incluindo o nível Segurança do guia FOCA Linux, ele não tem a intenção de ser a única referencia na configuração de serviços, servidores, aplicativos, nem garantia que ele atenderá a determinada finalidade específica do usuário (principalmente de uma rede, que depende de uma perfeita compreensão para adaptação de acordo com os requisitos de uma instalação local). Seu foco principal é guiar o leitor em pontos importantes para fortalecer sua instalação, comunicação e procedimento de segurança.