Índice
Este capítulo traz uma lista de aplicativos e suas características e tem como objetivo servir de referência para a escolha de um programa que atenda as suas necessidades específicas.
Os programas descritos aqui são "Clientes", ou seja, fazem acesso a um programa "Servidor" (como é o caso dos navegadores) para funcionarem. Os programas servidores estão descritos na versão Avançado do guia, de forma passo a passo, características e métodos de configuração recomendados.
Se você conhece um bom programa e acha que ele deveria estar aqui, me avise
pelo email <gleydson@guiafoca.org>
.
São aplicativos que fazem parte do cotidiano da maioria dos usuários domésticos e de empresas.
Modo Texto - (existem algumas versões adaptadas para o modo gráfico). É um dos editores padrões dos sistemas GNU/Linux e sua interface é complexa e possui muitas funções (usuários GNU/Linux avançados adoram a quantidade de funções deste programa). Recomendo que aprenda o básico sobre ele, pois sempre estará disponível caso ocorra algum problema no sistema.
Para sair do editor vi sem salvar pressione
ESC
e digite :q!
. Para sair do editor e
salvar pressione ESC
e digite :wq
.
Modo Texto - possui boa interface de comunicação com o usuário, suporte a HTML e Metacaracteres.
Modo Texto - é um dos editores padrões dos sistemas GNU/Linux (encontrado nas distribuições Debian e baseadas). Sua interface é mais fácil que o vi. Também recomendo que aprenda o básico sobre ele, pois é requerido para a manutenção do sistema.
Para sair do ae sem salvar pressione
CTRL+Q
, para salvar o texto pressione
CTRL+X
e CTRL+W
(após isto se quiser sair
do editor, pressione CTRL+Q
).
Modo Texto - Recomendável para aqueles que estão acostumados com o EDIT do DOS e gostam de menus suspensos. Sua interface é de fácil operação.
O jed possui recursos poderosos para programadores de C e outras linguagens que faz auto-tabulação, auto-identação e delimitação de blocos de código através de cores.
Modo Texto - Muito fácil de utilizar e possui interface em Português do Brasil, em geral não requer um tutorial para aprendizado. Este programa faz parte do pacote Midnight Commander (conhecido também como mc).
Você utiliza as teclas de função (F1 a F10) para salvar o texto, procurar palavras no texto, pedir ajuda, sair, etc. Ele possui recursos para colorir blocos de código (testado com arquivos HTML e SGML).
Modo Texto - É um editor muito versátil e você pode escolher inclusive sua interface.
Modo Gráfico - editor do Gnome, sua interface de comunicação é ótima e recomendado para aqueles que gostam de trabalhar com muitos arquivos abertos, copiar e colar, etc. Possui muitos recursos de operação de arquivo, tabulações, browser, diff de documentos, etc.
Modo Gráfico - Editor no estilo do gedit, sua interface de comunicação com o usuário é ótima, possui suporte a e-mail, mede o número de toques por minuto do usuário (digitação), suporte a tags HTML, audio, rede, correção ortográfica, etc.
Modo Gráfico - Pacote de Escritório contendo editor de texto, planilha de cálculo, banco de dados, digitalizador de imagens, editor gráfico, calculadora, navegador, e-mail, abre todos os arquivos do MS Office 2000 e sua interface é idêntica aos programas do Office, não requerendo novo treinamento dos usuários. Todos os programas do Open Office são iniciados através de uma interface virtual idêntica ao Windows (com menu iniciar e tudo mais).
Possui versão em Português e sua versão atual é a 1.0. Além da impressionante integração entre os programas que compõem o conjunto, o Open Office possui um frame de navegação com centenas de modelos, barra de desktop, localização fácil de arquivos e abertura instantânea.
O Open Office possui mais recursos que o Office e não custa nada! Seu tamanho para download é de 80MB e não requer o pagamento de licenças para a instalação em computadores de empresas ou domésticos.
O equipamento mínimo que recomendo para a execução do Open Office é um 586 com 64 MB de memória RAM e 200 MB Livres no disco rígido. Sua instalação é feita em modo gráfico e o tamanho ocupado no disco depende dos componentes selecionados.
Modo Gráfico - é um editor de Textos mais simples que o Star Office e uma boa interface de operação que possui suporte a arquivos do Office 2000.
O equipamento mínimo que recomendo para a execução do Abiword é um 486 com 8 MB de memória RAM e 7 MB de espaço livre no disco rígido (ele pode ocupar menos espaço caso as bibliotecas compartilhados que utiliza já estiverem instaladas).
Modo Gráfico - Pacote de escritório da Corel. Uma alternativa ao Open Office. Ele requer o pagamento de licenças para seu uso.
Modo Gráfico - Versão do Netscape Communicator para GNU/Linux, com criptografia forte, programa de e-mail, news, editor interativo de páginas HTML, catálogo de endereços. Também possui suporte a rede proxy e conexão via firewall.
Equipamento mínimo recomendável: 486 com 32 MB de RAM e 40 MB de espaço em disco livre.
Modo Gráfico - Navegador que inspirou a construção do Netscape, foi o primeiro navegador gráfico e hoje a versão do Netscape 6.0 é baseada no Mozilla. Se gosta de frescuras na aparência do navegador escolha este mas o desempenho do Netscape 4.73 é melhor... Também possui suporte a rede proxy e conexão via firewall
Equipamento mínimo recomendado: 486 com 48 MB de RAM e 40 MB de espaço em disco livre.
Modo Gráfico - navegador pequeno, sem suporte a Java e Frames, ideal para computadores menos potentes. Recomendo o Lynx!
Equipamento mínimo recomendado: 386 com 8 MB de RAM e 12 MB de disco
Modo Gráfico - Navegador pequeno, sem suporte a Java e Frames, ideal para computadores menos potentes. Ainda recomendo o Lynx!
Modo Texto - Agora sim! Navegador pequeno, não tem suporte a frames mas exibe
uma listagem permitindo selecionar qual será aberto, sem suporte a Java e muito
flexível em sua configuração (dê uma olhada na quantidade de opções no arquivo
/etc/lynx.cfg
). Também funciona via proxy tradicional ou
firewall.
Equipamento mínimo recomendado: 386 com 2 MB de RAM e 2 MB de disco.
Modo Texto - Programa de E-Mail muito usado entre os usuários GNU/Linux, mas não é gratuito... Possui suporte a criptografia PGP e HTML em sua nova versão.
Modo Texto - Outro programa de E-mail muito usado pelos usuários do
GNU/Linux. Possui suporte a criptografia PGP, cores de
destaque nas mensagens e processamento de links HTML. É muito personalizável
(veja a quantidade de opções no arquivo de configuração
/etc/Muttrc
). Sua interface é em Português.
Equipamento mínimo recomendado: 386 com 2 MB de RAM e 2 MB de disco.
Modo Texto - O próprio! faz cópias de arquivos de um site remoto para seu disco local ou vice versa. Veja “ftp” para mais detalhes.
Equipamento mínimo recomendado: 386 com 2 MB de RAM e 1 MB de disco.
Modo Texto - Conexão ao terminal virtual remotamente. Permite controlar seu terminal remotamente através de uma conexão via rede TCP/IP. Veja “telnet” para mais detalhes.
Equipamento mínimo recomendado: 386 com 2 MB de RAM e 1 MB de disco.
Modo Texto - Permite conversar com outros usuários GNU/Linux conectados através de uma rede TCP/IP no estilo do Bate Papo ou do Chat do ICQ. Veja “talk” para mais detalhes.
Equipamento mínimo recomendado: 386 com 2 MB de RAM e 1 MB de disco.
Modo Texto - Permite baixar as mensagens de seu servidor de e-mail para o seu diretório de usuário no sistema.
Equipamento mínimo recomendado: 386 com 2 MB de RAM e 1 MB de disco.
Modo Texto - Organiza mensagens em arquivos separados de acordo com a origem/assunto/conteúdo. O procmail é muito flexível e também permite resposta automática de acordo com alguns tipos de mensagens e a criação de filtros de mensagens muito poderosos caso você conheça e saiba integrar as ferramentas do sistema.
Programa de IRC muito complexo e poderoso. Ele opera em modo texto e em modo gráfico (xbitchx). Tem que ter disposição de hacker para aprender o que significam cada uma das 4 telas de comandos obtidos com o /help.
Equipamento mínimo recomendado: 386 com 2 MB de RAM e 4 MB de disco.
Programa de IRC muito fácil de usar e com muitos recursos. Ele possui versões para modo texto e gráfico e possui suporte a scripts Perl e Python, personalização de menus, comandos, etc. Sua flexibilidade é muito boa para quem conhece os comandos dos clientes IRC. Também permite o log das conversas públicas e privadas. Também funciona via proxy tradicional ou Firewall.
Equipamento mínimo recomendado: 386 com 8 MB de RAM e 3 MB de disco.
Modo gráfico - Programa de ICQ gráfico para GNU/Linux. Apesar de ter muitos recursos, sua interface é muito organizada e possui suporte a seleção de sua aparência (Skins). Emite avisos sonoros e levanta-se sobre as outras janelas durante o recebimento de mensagens. Também funciona via proxy tradicional ou Firewall.
Equipamento mínimo recomendado: 486 com 16 MB de RAM e 10 MB de disco.
Modo gráfico - Possui suporte a múltiplos protocolos, podendo se conectar ao ICQ, MSN, Jabber, e outros.
Equipamento mínimo recomendado: 486 com 16 MB de RAM e 20 MB de disco.
Modo Texto - Programa de ICQ em modo Texto.
Equipamento mínimo recomendado: 386 com 2 MB de RAM e 1 MB de disco.
Modo Gráfico - Suporta protocolo MSN.
Equipamento mínimo recomendado: 486 com 16 MB de RAM e 8 MB de disco.
Emulador do DOS. Permite executar aplicativos e jogos de DOS no GNU/Linux
Equipamento mínimo recomendado: 486 com 8 MB de RAM e 4 MB de disco.
Emulador de Windows. Permite executar aplicativos desenvolvidos para Windows 3.1X, 9X, NT e 200x no GNU/Linux.
Equipamento mínimo recomendado: 486 com 16 MB de RAM e 12 MB de disco.
Gerenciador de Arquivos no estilo do Norton Commander e Far. Opera tanto em modo texto e gráfico e possui todas as qualidades dos gerenciadores acima, mais o suporte ao painel FTP, permissões de arquivos e dicas sobre o sistema. Simples, prático e útil.
Equipamento mínimo recomendado: 386 com 4 MB de RAM e 2 MB de disco.
Modo Texto - Permite a cópia completa de sites remotos e também pode ser usado
como mirror. Com o simples comando wget
http://www.guiafoca.org
, todo o site do guia Foca
Linux será gravado em seu disco. O wget também
tem a característica de resumir downloads interrompidos e copiar somente
arquivos mais novos.
Gostou da idéia? Isto é só o começo! existem ferramentas mais poderosas no GNU/Linux :-)
Equipamento mínimo recomendado: 386 com 4 MB de RAM e disco dependendo do tamanho do site que deseja copiar (um disco maior que 540 MB exige uma placa mãe com suporte a LBA :-)
Copyright © 1999-2020 - Gleydson Mazioli da Silva