Aterramento

O aterramento correto da instalação elétrica é essencial para garantir a proteção de seu microcomputador (e outros aparelhos que requerem isto). Muitos usuários simplesmente removem o pino central da tomada de seu computador, ou ligam o terra junto ao neutro da rede elétrica, isto é errado e pode trazer sérias conseqüências. O computador possui componentes sensíveis que geram descargas estáticas durante seu funcionamento (fonte, discos, placas, etc), estas descargas e ruídos são absorvidas pelo sistema de aterramento (que é ligado no gabinete do computador e outros componentes internos). Sem aterramento o seu gabinete passará a dar choques elétricos (teste com uma chave de testes, ela acenderá indicando a circulação de corrente elétrica) e a corrente acumulada poderá queimar componentes internos sensíveis (placa mãe, HD, memórias, placas expansoras).

A ligação do terra ao neutro da rede é menos perigosa em condições normais, mas se um raio cair na rede elétrica as conseqüências poderão ser piores. Mesmo a rede de iluminação pública tendo aterramento em cada poste isto pode não ser o suficiente para reduzir a carga de um raio que caia nas proximidades.

O sistema de aterramento residencial para PC deve ser feito com uma estaca de cobre com no mínimo 2 metros de altura. O cobre é um ótimo condutor de eletricidade, perdendo somente para a prata (veja “Condutores de eletricidade”). Cave um buraco no solo com a ajuda de uma cavadeira (hehe, nunca ouviu falar nisso? :-), se estiver com dificuldades para cavar por causa de solo ressecado, molhe a terra para facilitar as coisas. Com a estaca enterrada, prenda um cabo elétrico em sua extremidade.

O ideal para testar este sistema de aterramento seria ter um equipamento chamado terrômetro (medidor de aterramento), mas utilizaremos 2 alternativas mais acessíveis:

Caso algo ocorra errado, cheque novamente os passos acima. Se desconfiar das condições do solo, use uma barra maior ou ligue 2 barras de cobre juntas.

Condutores de eletricidade

A tabela abaixo está classificada em ordem do material que possui melhor condução de eletricidade (elétrons com circulaçãos livres) baseada no fator mm2/m. (da mais condutora para a menos condutora).

  1. Prata - 0,0164

  2. Cobre - 0,0172

  3. Ouro - 0,0230

  4. Alumínio - 0,0283

  5. Zinco - 0,0600

  6. Platina - 0,0950

  7. Ferro - 0,1200

  8. Chumbo - 0,2100

  9. mercúrio - 0,9680