Capítulo 7. Execução de programas

Índice

Executando um comando/programa
path
Tipos de Execução de comandos/programas
Executando programas em seqüência
ps
top
Controle de execução de processos
Interrompendo a execução de um processo
Parando momentaneamente a execução de um processo
jobs
fg
bg
kill
killall
killall5
Sinais do Sistema
nohup
nice
fuser
tload
vmstat
pidof
pstree
Fechando um programa quando não se sabe como sair
Eliminando caracteres estranhos

Este capítulo explica como executar programas no GNU/Linux e o uso das ferramentas de controle de execução dos programas.

Executando um comando/programa

Para executar um comando, é necessário que ele tenha permissões de execução (veja “Tipos de Permissões de Acesso” e “ls”) e que esteja no caminho de procura de arquivos (veja “path”).

No aviso de comando #(root) ou $(usuário), digite o nome do comando e tecle Enter. O programa/comando é executado e receberá um número de identificação (chamado de PID - Process Identification), este número é útil para identificar o processo no sistema e assim ter um controle sobre sua execução (será visto mais adiante neste capítulo).

Todo o programa recebe uma identificação de usuário (UID) quando é executado o que determina quais serão suas permissões de acesso durante sua execução. O programa normalmente usa o UID do usuário que o executou ou o usuário configurado pelo bit de permissão de acesso SUID caso estiver definido. Existem também programas que são executados como root e modificam sua identificação de usuário para algum que tenha menos privilégios no sistema (como o Apache, por exemplo). Para maiores detalhes veja Capítulo 13, Permissões de acesso a arquivos e diretórios.

Todo o programa executado no Linux roda sob o controle das permissões de acesso. Recomendo ver mais tarde o Capítulo 13, Permissões de acesso a arquivos e diretórios.

Exemplos de comandos: ls, df, pwd.