Capítulo 4. Discos e Partições

Índice

Partições
Formatando Pen-drives/Disquetes
Formatando pen-drives para serem usados no Linux
Formatando pen-drives compatíveis com o Windows
Programas de Formatação Gráficos
Pontos de Montagem
Identificação de discos e partições em sistemas Linux
Montando (acessando) uma partição de disco
fstab
Desmontando uma partição de disco

Este capítulo traz explicações de como manipular discos rígidos e partições no sistema GNU/Linux e como acessar seus discos de CD-ROM e partições DOS, Windows 9X/XP/Vista/Seven/Oito/10 no GNU/Linux.

Partições

São divisões existentes no disco rígido que marcam onde começa onde termina um sistema de arquivos. As partições nos permitem usar mais de um sistema operacional no mesmo computador (como o GNU/Linux, Windows e DOS), ou dividir o disco rígido em uma ou mais partes para ser usado por um único sistema operacional ou até mesmo por diferentes arquiteturas (32 e 64 bits).

Uma partição de disco não interfere em outras partições existentes, por este motivo é possível usar o Windows, GNU/Linux e qualquer outro sistema operacional no mesmo disco. Para escolher qual deles será inicializado, veja ???.

Para particionar (dividir) o disco rígido em uma ou mais partes é necessário o uso de um programa de particionamento. Os programas mais conhecidos para particionamento de discos no GNU/Linux são fdisk, cfdisk e o Disk Druid.

Lembre-se:

  • Quando se apaga uma partição, você estará apagando TODOS os arquivos existentes nela!

  • A partição do tipo Linux Native (Tipo 83) é a usada para armazenar arquivos no GNU/Linux, tanto ext2, ext3, ext4, reiserfs, xfs, etc. Para detalhes veja ???.

  • A partição do tipo Linux Swap (Tipo 82) é usada como memória virtual. Para detalhes veja ???.

  • Em sistemas novos, é comum encontrar o Windows instalado em uma partição que consome TODO o espaço do disco rígido. Uma solução para instalar o GNU/Linux é apagar a partição Windows e criar três com tamanhos menores (uma para o Windows, uma para o GNU/Linux e outra para a Memória Virtual do Linux (SWAP). Ou criar apenas 2 se você não quiser mais saber mais do Windows ;-)

    A outra solução é usar o parted (e gparted sua versão gráfica), que trabalha com FAT16, FAT32, NTFS. Esta técnica também é chamada de Reparticionamento não destrutivo (e o outro obviamente Reparticionamento destrutivo). Para sistemas que foram formatados em Windows XP e superiores, é possível que o parted não consiga redimensionar o sistema, neste caso você pode reparticionar usando ferramentas como o ntfsresize ou Partition Magic (para Windows).

Para mais detalhes sobre discos, partições ou como particionar seu disco, veja algum bom documento sobre particionamento (como a página de manual e documentação do fdisk, cfdisk, parted ou Disk Druid).