Índice
Este capítulo traz explicações de como manipular discos rígidos e partições no sistema GNU/Linux e como acessar seus discos de CD-ROM e partições DOS, Windows 9X/XP/Vista/Seven/Oito/10 no GNU/Linux.
São divisões existentes no disco rígido que marcam onde começa onde termina um sistema de arquivos. As partições nos permitem usar mais de um sistema operacional no mesmo computador (como o GNU/Linux, Windows e DOS), ou dividir o disco rígido em uma ou mais partes para ser usado por um único sistema operacional ou até mesmo por diferentes arquiteturas (32 e 64 bits).
Uma partição de disco não interfere em outras partições existentes, por este motivo é possível usar o Windows, GNU/Linux e qualquer outro sistema operacional no mesmo disco. Para escolher qual deles será inicializado, veja ???.
Para particionar (dividir) o disco rígido em uma ou mais partes é necessário o uso de um programa de particionamento. Os programas mais conhecidos para particionamento de discos no GNU/Linux são fdisk, cfdisk e o Disk Druid.
Lembre-se:
Quando se apaga uma partição, você estará apagando TODOS os arquivos existentes nela!
A partição do tipo Linux Native (Tipo 83) é a usada para armazenar arquivos no GNU/Linux, tanto ext2, ext3, ext4, reiserfs, xfs, etc. Para detalhes veja ???.
A partição do tipo Linux Swap (Tipo 82) é usada como memória virtual. Para detalhes veja ???.
Em sistemas novos, é comum encontrar o Windows instalado em uma partição que consome TODO o espaço do disco rígido. Uma solução para instalar o GNU/Linux é apagar a partição Windows e criar três com tamanhos menores (uma para o Windows, uma para o GNU/Linux e outra para a Memória Virtual do Linux (SWAP). Ou criar apenas 2 se você não quiser mais saber mais do Windows ;-)
A outra solução é usar o parted (e
gparted sua versão gráfica), que trabalha com
FAT16
, FAT32
, NTFS
.
Esta técnica também é chamada de Reparticionamento não
destrutivo
(e o outro obviamente Reparticionamento
destrutivo
). Para sistemas que foram formatados em Windows
XP e superiores, é possível que o parted não
consiga redimensionar o sistema, neste caso você pode reparticionar usando
ferramentas como o ntfsresize ou Partition
Magic
(para Windows).
Para mais detalhes sobre discos, partições ou como particionar seu disco, veja algum bom documento sobre particionamento (como a página de manual e documentação do fdisk, cfdisk, parted ou Disk Druid).
Copyright © 1999-2020 - Gleydson Mazioli da Silva