Servidor de data/hora

O samba pode atuar como um servidor de data/hora ajustando o horário de suas estações de trabalho com o servidor da rede.

As estações clientes poderão executar o comando net para sincronizar seu relógio durante a inicialização do Windows, ou durante o logon da rede através do script de logon, caso tenha configurado o servidor samba para logon em domínios NT.

Configuração do serviço de data/hora no SAMBA

Para configurar o samba para atuar como servidor de data/hora de sua rede, adicione o seguinte parâmetro na seção global do arquivo de configuração /etc/samba/smb.conf:

[global]
time server = yes

Para sincronizar a data/hora das estações de trabalho usando o servidor samba, veja “Sincronizando a data/hora no Cliente”. Caso o seu servidor SAMBA também seja o servidor de autenticação PDC da rede, a melhor forma de se fazer isto é colocar o comando net time \\servidor_SAMBA /set /yes em um script que será executado pela estação.

OBS É recomendável instalar um cliente ntp para manter o relógio do servidor sempre atualizado, conseqüentemente mantendo a data/hora das estações também em sincronismo . .

Sincronizando a data/hora no Cliente

Na estação cliente Windows, use o seguinte comando:

NET TIME \\SERVIDOR /WORKGROUP:GRUPO /SET /YES

Um local interessante para colocação deste comando é na pasta Iniciar da estação Windows, pois todos os comandos que estejam nesta pasta são executados quando o sistema é iniciado.

Exemplos:

  • net time \\linux /set /yes - Sincroniza a hora com o servidor "\\linux" e não pede confirmação (/yes).

  • net time \\linux /WORKGROUP:pinguim /set /yes - Sincroniza a hora com o servidor "\\linux" do grupo de trabalho pinguim (/WORKGROUP:pinguim) e não pede confirmação (/yes).