Capítulo 3. Para quem esta migrando (ou pensando em migrar) do DOS/Windows para o Linux

Índice

Quais as diferenças iniciais
Comandos equivalentes entre DOS/CMD do Windows e o Linux
Arquivos de configuração
Usando a sintaxe de comandos DOS no Linux
Programas equivalentes entre Windows/DOS e o Linux

Este capítulo explica as diferenças e particularidades do sistema GNU/Linux comparado ao Windows, DOS e uma lista de equivalência entre comandos e programas executados no CMD do Windows/DOS e GNU/Linux, que pode servir de comparação para que o usuário possa conhecer e utilizar os comandos/programas GNU/Linux que tem a mesma função no ambiente DOS/Windows.

Quais as diferenças iniciais

  • Quando entrar pela primeira vez no GNU/Linux (ou qualquer outro UNIX, a primeira coisa que verá será a palavra login: escrita na tela.

    A sua aventura começa aqui, você deve ser uma pessoa cadastrada no sistema (ter uma conta) para que poder entrar. No login você digita seu nome (por exemplo, gleydson) e pressiona Enter. Agora será lhe pedida a senha, repare que a senha não é mostrada enquanto é digitada, isto serve de segurança e para enganar pessoas que estão próximas de você "tocando" algumas teclas a mais enquanto digita a senha e fazendo-as pensar que você usa uma grande senha ;-) (com os asteriscos aparecendo isto não seria possível).

    Caso cometa erros durante a digitação da senha, basta pressionar a tecla Back Space para apagar o último caracter digitado e terminar a entrada da senha.

    Pressione Enter, se tudo ocorrer bem você estará dentro do sistema e será presenteado com o símbolo # (caso tenha entrado como usuário root) ou $ (caso tenha entrado como um usuário normal).

    Existe um mecanismo de segurança que te alerta sobre eventuais tentativas de entrada no sistema por intrusos usando seu login, faça um teste: entre com seu login e digite a senha errada, na segunda vez entre com a senha correta no sistema. Na penúltima linha das mensagens aparece uma mensagem "1 failure since last login", o que quer dizer "1 falha desde o último login". Isto significa que alguém tentou entrar 1 vez com seu nome e senha no sistema, sem sucesso.

  • A conta root não tem restrições de acesso ao sistema e pode fazer tudo o que quiser, é equivalente ao usuário normal do DOS e Windows. Use a conta root somente para manutenções no sistema e instalação de programas, qualquer movimento errado pode comprometer todo o sistema. Para detalhes veja “A conta root”.

  • No GNU/Linux os diretório são identificados por uma / e não por uma \ como acontece no DOS. Para entrar no diretório /bin, você deve usar cd /bin.

  • Os comandos são case-sensitive, o que significa que ele diferencia as letras maiúsculas de minúsculas em arquivos e diretórios. O comando ls e LS são completamente diferentes.

  • A multitarefa lhe permite usar vários programas simultaneamente (não pense que multitarefa somente funciona em ambientes gráficos, pois isto é errado!). Para detalhes veja Capítulo 5, Execução de programas.

  • Os dispositivos também são identificados e uma forma diferente que no DOS por exemplo:

     DOS/Windows        Linux
    -------------  --------------- 
    A:             /dev/fd0
    B:             /dev/fd1
    C:             /dev/hda1 ou /dev/sda1
    LPT1           /dev/lp0
    LPT2           /dev/lp1
    LPT3           /dev/lp2
    COM1           /dev/ttyS0
    COM2           /dev/ttyS1
    COM3           /dev/ttyS2
    COM4           /dev/ttyS3
    
  • Os recursos multiusuário lhe permitem acessar o sistema de qualquer lugar sem instalar nenhum driver, ou programa gigante, apenas através de conexões TCP/IP, como a Internet. Também é possível acessar o sistema localmente com vários usuários (cada um executando tarefas completamente independente dos outros) através dos Terminais Virtuais. Faça um teste: pressione ao mesmo tempo a tecla ALT e F2 e você será levado para o segundo Terminal Virtual, pressione novamente ALT e F1 para retornar ao anterior.

  • Para reiniciar o computador, você pode pressionar CTRL+ALT+DEL (como usuário root) ou digitar shutdown -r now. Veja “Reiniciando o computador” para detalhes.

  • Para desligar o computador, digite shutdown -h now e espere o aparecimento da mensagem Power Down para apertar o botão LIGA/DESLIGA do computador. Veja “Desligando o computador” para detalhes.