Melhorando a performance do compartilhamento/servidor

Esta seção trará algumas formas de otimização do servidor SAMBA que fazem diferença quando os valores adequados são utilizados: A primeira é a ativação de um cache de gravação/leitura de arquivos. Este cache é feito pela opção write cache size e funciona fazendo o cache dos arquivos que serão lidos/gravados. Ele é esvaziado assim que o arquivo for fechado ou quando estiver cheio. O valor especificado nesta opção é em bytes e o padrão é "0" para não causar impacto em sistemas com pouca memória (ou centenas de compartilhamentos). Exemplo:

[publico]
 path = /pub
 comment = Diretório de acesso público
 read only = yes
 public = yes
 write cache size = 384000

Compartilha o diretório /pub (path = /pub) como compartilhamento de nome publico ([publico]), seu acesso será feito como somente leitura (read only = yes) e o tamanho do cache de leitura/gravação reservado de 384Kb (write cache size = 384000).

Deixar a opção para seguir links simbólicos ativada (follow symlinks) garante mais performance de acesso a arquivos no compartilhamento. A desativação da opção wide links em conjunto com o uso de cache nas chamadas getwd (getwd cache) permite aumentar a segurança e tem um impacto perceptível na performance dos dados.

A desativação da opção global nt smb support também melhora a performance de acesso dos compartilhamentos. Esta é uma opção útil para detectar problemas de negociação de protocolo e por padrão, ela é ativada.

Caso utiliza um valor de depuração de log muito alto (debug level), o sistema ficará mais lento pois o servidor sincroniza o arquivo após cada operação. Em uso excessivo do servidor de arquivos, isso apresenta uma degradação perceptível de performance.

A opção prediction permite que o SAMBA faça uma leitura adiante no arquivo abertos como somente-leitura enquanto aguarda por próximos comandos. Esta opção associada com bons valores de write cache size pode fazer alguma diferença. Note que o valor de leitura nunca ultrapassa o valor de "read size".

A opção read size permite obter um sincronismo fino entre a leitura e gravação do disco com o envio/recebimento de dados da rede. O valor é dependente da instalação local, levando em consideração a velocidade de disco rígido, rede, etc. O valor padrão é 16384.

Em casos onde um NFS montado ou até mesmo leitura em discos locais é compartilhada, o parâmetro strict locking definido para yes pode fazer alguma diferença de performance. Note que nem todos os sistemas ganham performance com o uso desta opção e não deve ser usada em aplicativos que não requisitam o estado do lock de arquivo ao servidor.

Caso você possua aplicativos que fazem o lock corretamente de arquivos, você poderá usar o share modes = no, isto significa que futuras aberturas de arquivo podem ser feitas em em modo leitura/gravação. Caso utiliza um aplicativo muito bem programado que implementa de forma eficiente de lock, você poderá desativar esta opção.

O uso de oplocks yes em compartilhamentos aumenta a performance de acesso a arquivos em até 30%, pois utiliza um código de cache no cliente. Tenha certeza do que está fazendo antes de sair usando oplocks em tudo que é lugar. A desativação de kernel oplocks é necessária para que isto funcione.

A opção read raw e write raw devem ter seus valores experimentados para ver se faz diferença na performance da sua rede, pois é diretamente dependente do tipo de cliente que sua rede possui. Alguns clientes podem ficar mais lentos em modo de leitura raw.

O tipo de sistema de arquivos adotado na máquina e suas opções de montagem tem um impacto direto na performance do servidor, principalmente com relação a atualização de status dos arquivos no sistema de arquivos (hora de acesso, data, etc).

O cache de leitura adiante de abertura de arquivos em modo somente leitura aumenta a performance com o uso do oplocks nível 2. Para isto, ajuste a opção level2 oplocks para yes. A recomendação deste tipo de oplock é o mesmo do nível 1.

Como o SAMBA faz o transporte NetBEUI via TCP/IP, ajustes no socket fazem diferença nos dados que trafegam na rede. Como isso é dependente de rede você precisará usar técnicas de leitura/gravação para determinar quais são as melhores que se encaixam em seu caso. A opção socket options é usada para fazer tais ajustes, por exemplo:

socket options = SO_SNDBUF=2048 IPTOS_THROUGHPUT=1

Em especial, a opção TCP_NODELAY apresenta uma perceptível melhoria de performance no acesso a arquivos locais.

OBS:: Não use espaços entre o sinal de "=" quando especificar as opções do parâmetro socket options.