Configurações Básicas do Apache

Esta seção traz algumas configurações obrigatórioas para quem está iniciando a configuração do servidor web Apache.

Configurando a porta padrao

Use a diretiva Port para configurar a porta padrão que o Apache receberá requisições por padrão. A diretiva Listen também é usada para ajustar o endereço/portas alternativas (usadas também em Virtual Hosts) e substituirá as definições de Port(veja “Especificando endereços/portas adicionais (a diretiva Listen)” para detalhes).

OBS:: Somente uma diretiva Port e um argumento poderão ser especificados. Para mais controle sobre as portas do sistema use a diretiva Listen.

Adicionando uma página no Apache

Existem dois tipos de páginas que podem ser adicionadas ao Apache: a página raíz e sub-páginas.

Página Raíz

A página raíz é especificada através da diretiva DocumentRoot e será mostrada quando se entrar no domínio principal, como http://www.guiafoca.org. Na configuração padrão do Apache, DocumentRoot aponta para o diretório /var/www. Este diretório será assumido como raíz caso os diretórios não sejam iniciados por uma /:

  • home/focalinux - Aponta para /var/www/home/focalinux

  • /home/focalinux - Aponta para /home/focalinux

Este diretório deve conter um arquivo de índice válido (especificado pela diretiva DocumentIndex no srm.conf) e permissões de acesso válidas no arquivo access.conf para autorizar o acesso as páginas em /var/www (veja “Restrições de Acesso” para detalhes).

Sub-páginas

Sub páginas são armazenadas abaixo do diretório da Página raíz, como http://www.guiafoca.org/download. Elas podem ser um subdiretório da página principal em /var/www ou serem criadas através da diretiva Alias no arquivo srm.conf. Caso seja um sub-diretório, as permissões de acesso de /var/www serão herdadas para este subdiretório, mas também poderão ser modificadas com a especificação de uma nova diretiva de acesso.

Através da diretiva Alias a página pode estar localizada em outro diretório do disco (até mesmo outro sistema de arquivos) e as permissões de acesso deverão ser definidas para aquela página. Para criar um endereço http://www.guiafoca.org/iniciante que aponta para o diretório /home/focalinux/download/iniciante no disco local, basta usar a seguinte diretiva no srm.conf:

    Alias /iniciante /home/focalinux/download/iniciante
    

Pode ser necessário permitir o acesso a nova página caso o servidor tenha uma configuração restritiva por padrão (veja “Restrições de Acesso” para detalhes). Após isto, faça o servidor httpd re-ler os arquivos de configuração ou reinicia-lo. Após isto, a página /home/focalinux/download/iniciante estará acessível via http://www.guiafoca.org/iniciante.

OBS: Caso inclua uma / no diretório que será acessível via URL, o endereço somente estará disponível caso você entre com / no final da URL:

    Alias /doc/ /usr/doc/
    

O diretório /doc somente poderá ser acessado usando http://www.guiafoca.org/doc/, o uso de http://www.guiafoca.org/doc retornará uma mensagem de URL não encontrada.

Configurando as interfaces que o Apache atenderá

A diretiva BindAddress é usada para especificar endereços IP das interfaces ou endereços FQDN que o Apache responderá requisições. Mais de um endereço podem ser especificados separados por espaços. Caso não seja definido, o Apache assumirá o valor "*" (atenderá requisições vindas de qualquer interface).

OBS1: - É permitido usar somente uma diretiva BindAddress. A diretiva Listen deverá ser usada se desejar mais controle sobre as portas do servidor web. Veja “Especificando endereços/portas adicionais (a diretiva Listen)” para detalhes.

OBS2: - As interfaces especificadas pela diretiva Listen substituirá as especificadas em BindAddress.

Exemplo:

  • BindAddress 192.168.1.1 - Especifica que os usuários da faixa de rede 192.168.1.* terão acesso ao servidor httpd. Isto assume que a máquina possui o endereço 192.168.1.1 em sua interface de rede interna.

  • BindAddress * - Atenderá requisições vindas de qualquer interface de rede.

Especificando endereços/portas adicionais (a diretiva Listen)

A diretiva Listen é usada para se ter um controle maior sobre a especificação de endereços/portas alternativas que o servidor web esperará por requisições externas. Esta diretiva é muito usada na construção de Virtual Hosts. Esta diretiva pode substituir completamente as diretivas Port e BindAddress. Podem ser usados o número da porta, ou o par endereço:porta:

        Listen 192.168.1.1:80
        Listen 192.168.7.1:81
        Listen 60000
        

O endereço que deverá ser usado é o da interface de rede (assim como na diretiva BindAddress). No exemplo acima, o servidor httpd esperará por requisições vindas de 192.168.1.* na porta 80 e também 60000, e requisições vindas de 192.168.7.1 na porta 81 e também 60000.