Impressão remota

Aqui será explicado como fazer seu sistema Linux atuar como um servidor de impressão para outras máquinas de sua rede.

Dando permissão para impresão remota via lpd/lprng

As máquinas autorizadas a usar a impressora local deverão ter seus nomes incluídos no arquivo /etc/hosts.lpd (para o daemon lpd padrão) ou /etc/lprng/lpd.perms (para o daemon lpd do pacote ).

O arquivo /etc/lprng/lpd.perms do lprng é mais configurável (e complexo), uma linha como:

ACCEPT HOST=estacao1.dominio.org SERVICE=X,R,P,Q,M,C

aceitará os serviços (SERVICE) de conexão (X), lpr (R), impressão de trabalhos (P), lpq (Q), lprm (M) e lpc (C) da máquina estacao1.dominio.org. Veja os comentários neste arquivo para entender o funcionamento de suas opções ou a página de manual do lpd.perms.

Impressão via rlpr

O rlpr redireciona a impressão diretamente ao servidor de impressão. Sua vantagem é que a impressão é feita diretamente sem a necessidade de configurar um arquivo /etc/printcap e dispensar trabalhos adicionais de administração. Ele envia o trabalho de impressão diretamente ao daemon lpd na na porta 515 (a máquina deve estar configurada para aceitar conexões, veja “Dando permissão para impresão remota via lpd/lprng”).

Para enviar o arquivo listagem.txt para a impressora hp no servidor impr.meudominio.org:

rlpr -Himpr.meudominio.org -Php listagem.txt

A opção -H especifica o nome do servidor de impressão e -P o nome da impressora. Caso não tenha permissões para imprimir na impressora remota, uma mensagem será mostrada.

Impressão via printcap

Através deste método, a impressão será tratada através do spool remoto (lpd ou lprng) e enviada ao servidor de impressão. Para que isto funcione, utilize a seguinte configuração no seu arquivo /etc/printcap:

  lp:Impressora remota:\
 :sd=/var/spool/lpd/lp:\
 :rm=impr.meudominio.org:\
 :rp=hp:\
 :sh:

Então quando for executado o comando lpr na máquina remota, o lprng enviará a impressão para a impressora hp (rp=hp) na máquina impr.meudominio.org (rm=impr.meudominio.org).

Caso você tenha a opção de imprimir tanto para uma impressora local quando para uma remota, você poderá usar uma configuração como a seguinte:

lp|hp|Impressora Local:\
 :lp=/dev/lp0:\
 :sd=/var/spool/lpd/hp:\
 :sh:\
 :pw#80:\
 :pl#66: \
 :px#1440:\
 :mx#0:\
 :if=/etc/magicfilter/dj930c-filter:\
 :af=/var/log/lp-acct:\
 :lf=/var/log/lp-errs:
	
hp-r|Impressora Remota:\
 :sd=/var/spool/lpd/lp:\
 :rm=impr.meudominio.org:\
 :rp=hp:\
 :sh:

Para selecionar qual impressora será usada, adicione a opção -Pimpressora na linha de comando dos utilitários lpr, lpq, lprm (por exemplo, lpr -Php-r relatorio.txt. Quando a opção -P é especificada, a impressora lp será usada por padrão.

OBS Lembre-se de reiniciar seu daemon de impressão toda vez que modificar o arquivo /etc/printcap.