Versão em vídeo desta seção pode estar disponível no canal do Guia Foca no YouTube: Desativando softwares e serviços desnecessários.
Executar essa tarefa auxilia a manter o sistema rápido e seguro, reduzindo o consumo de RAM, IRQs, melhorando a performance global e tempo na sequencia de boot. Avalie sempre a função da máquina antes de decidir a desativação do serviço, e se ele tem alguma importância no funcionamento do conjunto, caso sua máquina seja um servidor web, não tem sentido possuir serviço de impressão CUPS.
Serviços como portmap, rexec, rlogin, cups, avahi podem ser desativados (ou até mesmo completamente removidos) em um servidor que precisa apenas de ssh por exemplo (ao menos que outro serviço como o NFS esteja instalado, nesse caso o portmap é requerido).
O primeiro passo é parar o serviço em execução. Execute um dos comandos abaixo para interromper o processo (técnicas organizadas de de sistemas mais novos para mais antigos):
RedHat/Debian/Mint/Ubuntu:
systemctl stop portmap service portmap stop /etc/init.d/portmap stop
e em seguida, desative o serviço com: RedHat:
chkconfig portmap off chkconfig portmap --del systemctl disable portmap
Debian/Mint/Ubuntu:
systemctl disable portmap service portmap stop update-rc.d -f portmap remove
Caso deseje remover completamente o serviço, utilize o gerenciador de pacotes apropriado de sua distribuição para fazer a remoção:
APT - apt remove rpcbind
RPM - youm remove rpcbind
Copyright © 1999-2020 - Gleydson Mazioli da Silva