A tabela mangle serve para especificar ações especiais para o tratamento do tráfego que atravessa os chains. Nesta tabela existem cincos chains: PREROUTING, POSTROUTING, INPUT, OUTPUT e FORWARD (veja “O que são tabelas?” para maiores detalhes).
Em geral, cada um deste chain é processado antes do chain correspondente na tabela filter e nat para definir opções especiais para o tráfego (por exemplo, o chain PREROUTING da tabela mangle é processado antes do PREROUTING da tabela nat). O chain OUTPUT da tablea mangle corresponde ao OUTPUT da tabela nat. Opções como o Tipo de Serviço (TOS) é especificado nesta tabela para classificar e aumentar consideravelmente a velocidade de tráfego considerados em tempo real. Mesmo após o tráfego ser estabelecido, os chains da tabela mangle continuam ativos para garantir que as opções especiais relacionadas com a conexão continuem fazendo efeito (veja os exemplos de “Caminho percorrido pelos pacotes nas tabelas e chains”).
O tipo de serviço é um campo existente no cabeçalho de pacotes do protocolo ipv4 que tem a função especificar qual é a prioridade daquele pacote. A prioridade é definida usando o algoritmo FIFO do próprio kernel, sendo uma das alternativas de controle/priorização de tráfego das mais simples e rápidas.
Uma das vantagens da utilização do tipo de serviço é dar prioridade ao tráfego de pacotes interativos (como os do ICQ, IRC, servidores de chat), etc. Com o TOS especificado, mesmo que esteja fazendo um download consumindo toda a banda de sua interface de rede, o tráfego com prioridade interativa será enviado antes, aumentando a eficiência do uso de serviços em sua máquina.
Em testes realizados em minha conexão de 56K, o uso de regras TOS aumentou bastante o desempenho em tráfego interativo (em torno de 300%), durante o uso total da banda da interface ppp em grande consumo de banda.
Usamos o alvo TOS (-j TOS) para especificar a modificação do tipo de serviço nos pacotes que atravessam as regras do firewall, acompanhada do argumento --set-tos TOS que define a nova prioridade dos pacotes. Os valores aceitos são os seguintes:
É especificado através de Minimize-Delay, 16 ou 0x10
É especificado através de Maximize-Throughput, 8, ou 0x08.
É especificado através de Maximize-Reliability, 4 ou 0x04.
Especificado através de Minimize-Cost, 2 ou 0x02.
Especificado através de Normal-Service, 0 ou 0x00.
Os pacotes vem por padrão com o valor TOS ajustado como prioridade normal (bits tos ajustados para 0x00). O tipo Mínima Espera é o de maior prioridade, recomendado para tráfego interativo.
Este é o mais usado, pois prioriza o tráfego que sai da máquina (com destino a Internet, por exemplo). Sua operação é realizada através do chain OUTPUT ou POSTROUTING.
Para priorizar todo o tráfego de IRC de nossa rede interna indo para a interface ppp0:
iptables -t mangle -A OUTPUT -o ppp0 -p tcp --dport 6666-6668 -j TOS --set-tos 16
O bit TOS é ajustado para Espera mínima e será enviado antes dos pacotes com prioridade normal para fora. Para priorizar a transmissão de dados ftp saindo da rede:
iptables -t mangle -A OUTPUT -o ppp0 -p tcp --dport 20 -j TOS --set-tos 8
Para priorizar o tráfego de ICQ da rede:
iptables -t mangle -A OUTPUT -o ppp0 -p tcp --dport 5190 -j TOS --set-tos 16
Existem muitas outras otimizações que podem ser feitas, só depende dos requerimentos e análise de cada serviço da rede pelo administrador.
OBS: - Os pacotes que atravessam o alvo TOS somente tem os bits tipo do serviço modificados, eles não serão de qualquer forma rejeitados.
Copyright © 1999-2020 - Gleydson Mazioli da Silva