gzip

É praticamente o compactador padrão do GNU/Linux, possui uma ótima taxa de compactação e velocidade. A extensão dos arquivos compactados pelo gzip é a .gz, na versão para DOS, Windows NT é usada a extensão .z.

gzip [opções] [arquivos]

Onde:

arquivos

Especifica quais arquivos serão compactados pelo gzip. Caso seja usado um -, será assumido a entrada padrão. coringas podem ser usados para especificar vários arquivos de uma só vez (veja ???).

Opções, -d, --decompress [arquivo]

Descompacta um arquivo.

-f

Força a compactação, compactando até mesmo links.

-l [arquivo]

Lista o conteúdo de um arquivo compactado pelo gzip.

-r

Compacta diretórios e sub-diretórios.

-c [arquivo]

Descompacta o arquivo para a saída padrão.

-t [arquivo]

Testa o arquivo compactado pelo gzip.

-[num], --fast, --best

Ajustam a taxa de compactação/velocidade da compactação. Quanto melhor a taxa menor é a velocidade de compactação e vice versa. A opção --fast permite uma compactação rápida e tamanho do arquivo maior. A opção --best permite uma melhor compactação e uma velocidade menor.

O uso da opção -[número] permite especificar uma compactação individualmente usando números entre 1 (menor compactação) e 9 (melhor compactação). É útil para buscar um bom equilibro entre taxa de compactação/velocidade (especialmente em computadores muito lentos).

Quando um arquivo é compactado pelo gzip, é automaticamente acrescentada a extensão .gz ao seu nome.

O gzip também reconhece arquivos compactados pelos programas zip, compress, compress -H e pack. As permissões de acesso dos arquivos são também armazenadas no arquivo compactado.

Exemplos: