A conta root

Esta seção foi baseada no Manual de Instalação da Debian.

A conta root é também chamada de super usuário, este é um login que não possui restrições de segurança. A conta root somente deve ser usada para fazer a administração do sistema, e usada o menor tempo possível.

Qualquer senha que criar deverá conter no mínimo 10 caracteres (pois tamanho menor do que 10 é facilmente quebrado usando brute force com o puder computacional existente atulamente, sendo que o ideal é utilizar frases senhas, contendo letras maísculas e minúsculas, caracteres especiais, números e pontuação. Tenha um cuidado especial quando escolher sua senha root, porque ela é a conta mais poderosa. Evite palavras de dicionário ou o uso de qualquer outros dados pessoais que podem ser adivinhados.

Em distribuições Linux mais modernas, o acesso via usuário root é automaticamente negado em sessões iniciadas via acesso remoto ssh.

Se qualquer um lhe pedir senha root, seja extremamente cuidadoso. Você normalmente nunca deve distribuir sua conta root, a não ser que esteja administrando um computador com mais de um administrador do sistema.

Utilize uma conta de usuário normal ao invés da conta root para operar seu sistema. Porque não usar a conta root? Bem, uma razão para evitar usar privilégios root é por causa da facilidade de se cometer danos irreparáveis como root. Outra razão é que você pode ser enganado e rodar um programa Cavalo de Tróia -- que é um programa que obtém poderes do super usuário para comprometer a segurança do seu sistema sem que você saiba.