Esta explica para que serve cada botão do painel do computador e monitor de vídeo. Se você já sabe para que cada um serve, recomendo pular esta parte, é o BE-A-BA. :-)
Todo computador possuem funções que são usados em outros tipos e modelos. Você pode ter um modelo de computador e um amigo seu outro tipo e mesmo tendo aparência diferente, terão as mesmas funções.
Quanto ao tipo, o gabinete pode ser Desktop, Mini-torre e Torre.
É usado na posição Horizontal (como o vídeo cassete). Sua característica é que ocupa pouco espaço em uma mesa, pois pode ser colocado sob o monitor. A desvantagem é que normalmente possui pouco espaço para a colocação de novas placas e periféricos. Outra desvantagem é a dificuldade na manutenção deste tipo de equipamento (hardware).
É usado na posição Vertical (torre). É o modelo mais usado. Sua característica é o espaço interno para expansão e manipulação de periféricos. A desvantagem é o espaço ocupado em sua mesa :-).
Possui as mesmas características do Mini-torre, mas tem uma altura maior e mais espaço para colocação de novos periféricos. Muito usado em servidores de rede e placas que requerem uma melhor refrigeração.
O painel frontal do computador tem os botões que usamos para ligar, desligar, e acompanhar o funcionamento do computador. Abaixo o significado de cada um:
Liga/Desliga o computador.
Se ligado, coloca a placa mãe em operação na velocidade máxima (o padrão). Desligado, faz o computador funcionar mais lentamente (depende de cada placa mãe). Deixe sempre o TURBO ligado para seu computador trabalhar na velocidade máxima de processamento.
Reinicia o computador. Quando o computador é reiniciado, uma nova partida é
feita (é como se nós ligássemos novamente o computador). Este botão é um dos
mais usados por usuários Windows dentre os botões
localizados no painel do microcomputador. No GNU/Linux é
raramente usado (com menos freqüência que a tecla SCROLL
LOCK
).
É recomendado se pressionar as teclas <CTRL> <ALT> <DEL> para reiniciar o computador e o botão RESET somente em último caso, pois o <CTRL> <ALT> <DEL> avisa ao Linux que o usuário pediu para o sistema ser reiniciado assim ele poderá salvar os arquivos, fechar programas e tomar outras providências antes de resetar o computador.
Permite ligar/desligar
o teclado. É acionado por uma chave
e somente na posição "Cadeado Aberto" permite a pessoa usar o teclado (usar o
computador). Alguns computadores não possuem KEYLOCK.
Led (normalmente verde) no painel do computador que quando aceso, indica que o computador está ligado. O led é um diodo emissor de luz (light emission diode) que emite luz fria.
Led (normalmente amarelo) no painel do computador. Quando esta aceso, indica que a chave turbo está ligada e o computador funcionando a toda velocidade.
Raramente as placas mãe Pentium e acima usam a chave turbo. Mesmo que exista no gabinete do micro, encontra-se desligada.
Led (normalmente vermelho) no painel do computador. Acende quando o disco rígido (ou discos) do computador esta sendo usado.
Também acende quando uma unidade de CD-ROM está conectada na placa mãe e for usado.
O monitor de vídeo se divide em dois tipos:
Monocromático - Mostra tons de cinza
Policromático - A conhecida tela colorida
Quanto ao padrão do monitor, existem diversos:
Capacidade de mostrar 4 cores simultâneas em modo gráfico. Uma das primeiras usadas em computadores PCs, com baixa qualidade de imagem, poucos programas funcionavam em telas CGA, quase todos em modo texto. Ficou muito conhecida como "tela verde" embora existem modelos CGA preto e branco.
Semelhante ao CGA. Pode mostrar 2 cores simultâneas em modo gráfico. A
diferença é que apresenta uma melhor qualidade para a exibição de gráficos mas
por outro lado, uma grande variedade de programas para monitores CGA não
funcionam com monitores Hércules por causa de seu modo de vídeo. Também é
conhecido por sua imagem amarela
.
Dependendo da placa de vídeo, você pode configurar um monitor Hércules monocromático para trabalhar como CGA.
Capacidade de mostrar 16 cores simultâneas em modo gráfico. Razoável melhora da qualidade gráfica, mais programas rodavam neste tipo de tela. Ficou mais conhecida após o lançamento dos computadores 286, mas no Brasil ficou pouco conhecida pois logo em seguida foi lançada o padrão VGA.
Capacidade de mostrar 256 cores simultâneas. Boa qualidade gráfica, este modelo se mostrava capaz de rodar tanto programas texto como gráficos com ótima qualidade de imagem. Se tornou o padrão mínimo para rodar programas em modo gráfico.
Atual padrão de mercado, capaz de mostrar até 16 milhões de cores simultâneas. Excelente qualidade gráfica, também capaz de operar corretamente em modo texto.
Copyright © 1999-2020 - Gleydson Mazioli da Silva