sort

Organiza as linhas de um arquivo texto ou da entrada padrão. A organização é feita por linhas e as linhas são divididas em campos que é a ordem que as palavras aparecem na linha separadas por um delimitador (normalmente um espaço).

sort [opções] [arquivo]

Onde:

arquivo

É o nome do arquivo que será organizado. Caso não for especificado, será usado o dispositivo de entrada padrão (normalmente o teclado ou um "|").

opções, -b

Ignora linhas em branco.

-d

Somente usa letras, dígitos e espaços durante a organização.

-f

Ignora a diferença entre maiúsculas e minúsculas.

-r

Inverte o resultado da comparação.

-n

Caso estiver organizando um campo que contém números, os números serão organizados na ordem aritmética. Por exemplo, se você tiver um arquivo com os números

100
10
50

Usando a opção -n, o arquivo será organizado desta maneira:

10
50 
100

Caso esta opção não for usada com o sort, ele organizará como uma listagem alfabética (que começam de a até z e do 0 até 9)

10 
100
50
-c

Verifica se o arquivo já esta organizado. Caso não estiver, retorna a mensagem "disorder on arquivo".

-o arquivo

Grava a saída do comando sort no arquivo.

-m arquivo1 arquivo2

Combina o conteúdo de arquivo1 e arquivo2 gerando um único arquivo. Os dois arquivos precisam estar ordenados antes de se utilizar esta opção.

-i

Ignora os caracteres fora da faixa octal ASCII 040-0176 durante a organização.

-t caracter

Usa caracter como delimitador durante a organização de linhas. Por padrão é usado um espaço em branco como delimitador de caracteres.

+num1 -num2

Especifica qual o campo dentro na linha que será usado na organização. O(s) campo(s) usado(s) para organização estará entre +num1 e +num2. O delimitador padrão utilizado é um espaço em branco (use a opção -t para especificar outro). A contagem é iniciada em "0". Caso não for especificada, a organização é feita no primeiro campo. Caso -num2 não seja especificado, a organização será feita usando a coluna +num1 até o fim da linha.

-k num1, num2

Esta é uma alternativa ao método acima para especificar as chaves de organização. O uso é idêntico, mas o delimitador é iniciado em "1".

Abaixo, exemplos de uso do comando sort: